07
jul

Votação do piso salarial nacional adiada para semana que vem

A votação do relatório do Projeto de Lei que estabelece o piso salarial nacional dos farmacêuticos na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados, foi adiada para a próxima semana em função de um pedido de vistas conjunto dos deputados Adriana Ventura (NOVO-SP) e Felício Laterça (PP-RJ). A manobra regimental impediu o avanço da tramitação matéria mesmo com o parecer favorável do deputado Ricardo Silva (PSD-SP).

Apesar de a decisão ter sido postergada, o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos está otimista.

“Ainda há uma resistência ao projeto, particularmente dos setores liberais, que são minoritários na comissão e pediram vistas, transferindo a votação para semana que vem. Mesmo assim nos sentimos vitoriosos pois, já está formada uma maioria de deputados favoráveis a proposta. ”

Ronald também apontou quais devem ser os próximos passos da categoria.

“Vamos intensificar a mobilização da categoria farmacêutica, procurando os parlamentares para reafirmar o compromisso em favor do piso para que possamos garantir, na semana que vem, essa importante conquista para a valorização dos profissionais farmacêuticos. ”

O parecer, do deputado relator, Ricardo Silva que foi lido durante a sessão, destacou a relevância dos profissionais farmacêuticos para a segurança sanitária da população.

“São estes profissionais, por vezes, o primeiro contato do cidadão com um profissional de saúde, quando acometido por uma enfermidade. Fixar uma remuneração mínima digna a estes profissionais é assegurar uma melhor qualidade de vida a estes trabalhadores”, disse.

Mobilização Nacional

Durante a semana, nos dias que antecederam a votação, as entidades farmacêuticas promoveram uma intensa mobilização na Câmara dos Deputados em favor da aprovação do piso.

Os diretores da Fenafar e também os representantes de 22 sindicatos de farmacêuticos, entre os quais, o presidente do Sindfar-SC, Luiz Henriqeu Costa, visitaram os parlamentares entregando um documento com a opinião das entidades sobre os projetos de interesse da categoria que estão em tramitação naquela casa legislativa.

O mutirão farmacêutico passou por diversos gabinetes ao longo de toda a terça e quarta-feira, para entregar a carta dos farmacêuticos aos deputados informando que as entidades estão acompanhando com atenção a tramitação das matérias.

O presidente da Federação destacou que as entidades estão no Congresso Nacional para dialogar com os deputados federais a respeito das pautas da categoria, que são importantes, não apenas para os farmacêuticos mas para o Brasil.

“Nós buscamos a derrubada dos vetos à quebra das patentes, a inserção dos farmacêuticos na estratégia da saúde da família, queremos impedir o retrocesso que é a venda de medicamentos em supermercados e como os demais trabalhadores da saúde garantir um piso salarial nacional para os farmacêuticos”, resumiu.

Redação Fenafar

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Defesa do SUS Direitos dos/as trabalhadores/as Notícias

Diretoria do Sindfar-SC discute ações para os próximos anos de gestão 

A diretoria do Sindfar-SC esteve reunida nesta sexta-feira, (18) para discutir e planejar os próximos anos de gestão. Além da retomada do atendimento presencial com a reabertura da sede, foram discutidos a retomada do protagonismo do sindicato nas pautas que ao longo da história, os farmacêuticos catarinenses deram grandes contribuições.   Em especial, foram debatidas […]

Notícias

Vamos celebrar os 54 anos do Sindfar

Neste dia 10 de outubro, celebramos com orgulho os 54 anos de história do Sindfar, uma trajetória marcada por lutas, desafios e conquistas em defesa dos farmacêuticos. Fundado em 10 de outubro de 1970, o Sindfar surgiu com a missão de defender os direitos dos trabalhadores farmacêuticos do estado. Logo na primeira metade da década […]

Notícias

Sindfar-SC Anuncia Nova Assessoria Jurídica com o Escritório Kulkamp Advogados Associados

O Sindfar-SC acaba de firmar uma nova parceria com o escritório Kulkamp Advogados Associados para oferecer assessoria jurídica aos seus associados. Este serviço, que será realizado inicialmente de forma online, busca atender as diversas demandas trabalhistas dos farmacêuticos, incluindo a homologação de contrato de trabalho e a assessoria nas negociações salariais com os sindicatos patronais, […]

Notícias

Sessão Solene em comemoração aos 50 Anos da Fenafar

No próximo dia 23 de outubro, uma sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, com início às 9h, vai marcar a celebração dos 50 anos da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). A solenidade Proposta pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) será um marco na trajetória da Fenafar, reunindo autoridades e entidades […]