05
nov

As cinco fases da campanha salarial

maoA campanha salarial começa com a definição da PRÉ-PAUTA. É a fase em que a diretoria do SindFar elabora uma minuta com as sugestões de cláusulas que devem compor a pauta. Para isso, leva-se em consideração a progressão das conquistas das últimas campanhas e a avaliação da situação econômica. Índices como a variação da cesta básica, inflação e desempenho da indústria e do comércio de medicamentos ajudam a definir a pauta prévia.

Com a pré-pauta pronta, é a hora das ASSEMBLEIAS, momento em que o sindicato debate a pré-pauta com os trabalhadores farmacêuticos. É uma fase decisiva, que mostra a força da categoria e o potencial do sucesso das negociações. Isso por que o número de colegas registrados nas atas das assembleias dá força às reivindicações. Por isso, quanto mais farmacêuticos participam, maior a representatividade na construção da PAUTA definitiva. O sindicato chega fortalecido para a terceira fase: A NEGOCIAÇÃO.

Durante as chamadas "rodadas de negociação", o sindicato apresenta a pauta definida pela categoria nas assembleias para os representantes dos patronais. Cada cláusula é discutida individualmente e cada sindicato defende os interesses dos seus representados: o SINDFAR/SC defende a pauta dos farmacêuticos; e os patronais respondem de acordo com os interesses dos proprietários das empresas. Ambas as partes retornam para consultar suas bases sobre as propostas e contra-propostas. As rodadas seguem até que ambas as partes entrem em acordo . Mas como são muitos sindicatos patronais, o processo costuma demorar além da data-base, dia em que vence a convenção (1º de março).

Quando finalmente há consenso, os sindicatos entram em acordo. Aí, a CONVENÇÃO COLETIVA, onde são registradas as cláusulas acordadas – dentre elas, o piso salarial do farmacêutico – segue para homologação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Depois de publicadao, este documento tem força de lei. Os patrões que não cumprirem as cláusulas ali acordadas podem ser punidos pelo Ministério do Trabalho e sofrer processo trabalhista dos empregados.

 

E quando não há acordo?

Quando uma das partes não concordam com os termos e todas as possibilidades de negociação se esgotam, há dois caminhos: a via judicial e a via política. A via judicial é o recurso à Justiça do Trabalho para que instaure o dissídio e decida o índice de reajuste. A via política é a greve, que requer mobilização massiva da categoria para pressionar os patrões e, desta forma, obter resultados vitoriosos.

Esta decisão precisa ser tomada por todos os trabalhadores após considerar as perspectivas e as consequências.

 

E como o farmacêutico pode participar de todas estas etapas?

– Avaliar e contribuir com a construção da pré-pauta. Antes das assembleias, o SindFar vai disponibilizar o documento da pré-pauta no site para que todos os colegas tenham acesso e possam enviar as suas considerações por e-mail.

– Comparecer às assembleias e levar as suas ideias. Participar de fato.

– Participar da comissão de negociação

– Ficar atento aos chamados do sindicato para a tomada de decisões.

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Defesa do SUS Direitos dos/as trabalhadores/as Notícias

Diretoria do Sindfar-SC discute ações para os próximos anos de gestão 

A diretoria do Sindfar-SC esteve reunida nesta sexta-feira, (18) para discutir e planejar os próximos anos de gestão. Além da retomada do atendimento presencial com a reabertura da sede, foram discutidos a retomada do protagonismo do sindicato nas pautas que ao longo da história, os farmacêuticos catarinenses deram grandes contribuições.   Em especial, foram debatidas […]

Notícias

Vamos celebrar os 54 anos do Sindfar

Neste dia 10 de outubro, celebramos com orgulho os 54 anos de história do Sindfar, uma trajetória marcada por lutas, desafios e conquistas em defesa dos farmacêuticos. Fundado em 10 de outubro de 1970, o Sindfar surgiu com a missão de defender os direitos dos trabalhadores farmacêuticos do estado. Logo na primeira metade da década […]

Notícias

Sindfar-SC Anuncia Nova Assessoria Jurídica com o Escritório Kulkamp Advogados Associados

O Sindfar-SC acaba de firmar uma nova parceria com o escritório Kulkamp Advogados Associados para oferecer assessoria jurídica aos seus associados. Este serviço, que será realizado inicialmente de forma online, busca atender as diversas demandas trabalhistas dos farmacêuticos, incluindo a homologação de contrato de trabalho e a assessoria nas negociações salariais com os sindicatos patronais, […]

Notícias

Sessão Solene em comemoração aos 50 Anos da Fenafar

No próximo dia 23 de outubro, uma sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, com início às 9h, vai marcar a celebração dos 50 anos da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). A solenidade Proposta pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) será um marco na trajetória da Fenafar, reunindo autoridades e entidades […]