02
fev

Empresário é preso ao ser flagrado vendendo medicamentos controlados sem nota fiscal.

Farmacêutica pode responder solidariamente.

Um proprietário de farmácia foi preso, durante uma fiscalização, na quarta-feira (01/02) em Jataí, interior de Goiás depois de ser flagrado vendendo medicamentos controlados que não possuíam nota fiscal. Seguindo a equipe da vigilância Sanitária, a farmacêutica responsável tentou distrair os fiscais enquanto o proprietário e a esposa jogavam os medicamentos no quintal do vizinho.

Quando os fiscais perceberem a movimentação suspeita do proprietário, ele foi preso em Flagrante pelo crime semelhante ao tráfico de drogas. Todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia. O empresário continua preso. A farmacêutica foi ouvida e liberada, mas segue sendo investigada.

O Presidente da Fenafar, Fábio Basílio, que também preside o Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás, alerta para esta situação que pode levar o profissional farmacêutico a também responder solidariamente pelo ilícito.

“Muitas vezes o profissional farmacêutico, tem conhecimento dos fatos, não concorda, mas se omite, e de acordo com a Lei 13.021/14 o farmacêutico pode responder juntamente com o proprietário.”

A Fenafar e os sindicatos observam com muita preocupação o aumento de profissionais indiciados por crimes que se assemelham ao tráfico de drogas, como é a venda de medicamentos controlados sem receita.

“Fábio Basílio orienta que, nessas situações, os profissionais busquem maneiras de denunciar o caso e não se tornarem cumplices de qualquer atitude ilícita, seja contra a ética profissional ou contra as leis do país.”

Redação com informações de: O Popular e Bom Dia Goiás

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Campanha Salarial

Homologada a CCT do Comércio Varejista 

O piso salarial dos farmacêuticos(as) que atuam no comércio varejista de Santa Catarina, exceto região de Itajaí foi reajustado para R$ 4,600,00 mensais para uma jornada de 44 horas semanais. O reajuste, definido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada entre o Sindfar-SC e os sindicatos patronais do Comércio Varejista de Santa Catarina, foi publicado nesta quarta-feira, […]

Convênios

Sindfar-SC oferece Plano de Saúde Unimed exclusivo para farmacêuticos filiados 

O Sindfar-SC disponibiliza um benefício exclusivo para os farmacêuticos que residem no estado e estão filiados ao sindicato: um Plano de Saúde Unimed, administrado pela P4H Saúde. Esse benefício é resultado de uma parceria que possibilita aos profissionais farmacêuticos acesso a um plano de saúde de qualidade, abrangente e com ótimos preços.  Como aderir ao Plano de […]

Campanha Salarial

Campanha Salarial 2025/2026: Assembleia aprovou a Pauta de Reivindicações.

Farmacêuticos e Farmacêuticas catarinenses definiram, em assembleia no dia 16 de dezembro, os pontos da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2025/2026. A proposta, que contempla reajustes salariais, melhorias nos benefícios, jornada justa, entre outros pontos, será apresentada pelo Sindfar-SC aos sindicatos patronais durante o processo de negociação. A pauta reflete as reivindicações da categoria, […]

Notícias

Novos pisos para laboratórios e rede hospitalar

Os pisos salariais dos farmacêuticos de Santa Catarina que atuam em laboratórios de análises clínicas e na rede hospitalar foram reajustados a partir de 1º de março de 2024, conforme as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) já registradas no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho. Confira as CCTs  Laboratórios de Análises Clínicas  O piso salarial dos […]