jul

Fenafar e sindicatos filiados divulgam Carta Aberta para Candidatos(as) nas eleições municipais 2024

Carta Aberta aos candidatos(as) nas eleições municipais de 2024 foi discutida e aprovada durante a reunião do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) realizada no Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de julho de 2024.
É resultado de um esforço coletivo dos sindicatos filiadas à Fenafar, que buscaram consolidar suas demandas e proposições em favor de uma Política de Assistência Farmacêutica mais eficaz e inclusiva. O documento foi elaborado em um contexto de profunda reflexão sobre as necessidades e desafios enfrentados pela categoria farmacêutica e pela população em geral.
Carta Aberta reflete a importância da participação cidadã e do voto consciente, destacando a necessidade de eleger candidatos comprometidos com os princípios constitucionais e com a melhoria das condições de vida da população.

O documento completo está disponível aqui.

Principais bandeiras destacadas:

1. Valorização e dignidade do trabalho farmacêutico: Fortalecimento do atendimento público e criação de condições de trabalho dignas para os profissionais da saúde, destacando a importância do cuidado a quem cuida.
  2. Implementação da Política de Assistência Farmacêutica Municipal: Garantia dos direitos e princípios fundamentais para o acesso à saúde, conforme estabelecido na Constituição Federal e na Lei nº 8.080/90.
  3. Revisão periódica da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME): Atendimento às necessidades epidemiológicas e promoção do uso racional de medicamentos.
  4. Ampliação do acesso a medicamentos essenciais: Garantia de produtos seguros, eficazes e de qualidade, promovendo o uso racional e resguardando os princípios de equidade e justiça social.
  5. Cumprimento das normas sanitárias e éticas: Respeito às pessoas e profissionais, assegurando a cidadania.
  6. Plano Municipal de Saúde e Assistência Farmacêutica: Fortalecimento da distribuição de medicamentos nas unidades de saúde, programas de farmácia popular e plantas medicinais, e cumprimento das boas práticas farmacêuticas.
  7. Fomento à vigilância sanitária: Melhoria da fiscalização e combate às infrações sanitárias no setor público e privado.
  8. Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS): Articulação dos entes federados e construção participativa do Plano Municipal de Saúde.
  9. Adequado financiamento da saúde: Transparência na gestão e fiscalização dos recursos destinados à saúde.
  10. Fortalecimento da democracia e controle social: Restabelecimento da gestão participativa e respeito às deliberações das conferências e conselhos de saúde.
  11. Promoção e prevenção em saúde: Acesso à alimentação adequada, atividades físicas, lazer, transporte público e cuidado variado.
  12. Reorganização da atenção básica: Fortalecimento da estratégia de saúde da família e imunizações.
  13. Vigilância em Saúde: Garantia de concursos públicos e participação dos farmacêuticos na equipe de saúde.
  14. Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS): Ampliação da oferta de terapias no SUS e promoção da autonomia e autocuidado.
  15. Saúde mental: Fortalecimento da rede de atenção psicossocial e educação permanente dos profissionais.
  16. Regionalização das especialidades: Facilitação do acesso às especialidades para comunidades distantes.
  17. Desprecarização das condições de trabalho: Melhoria das condições de trabalho e realização de concursos públicos.
  18. Mesas de negociação do SUS: Definição de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
  19. Estruturas físicas e equipamentos adequados: Melhoria das unidades de trabalho farmacêuticas.
  20. Capacitação técnica dos farmacêuticos: Incentivo à atualização dos conhecimentos.
  21. Dotação orçamentária específica: Gestão para alocação de recursos nas ações de Assistência Farmacêutica.
  22. Desenvolvimento regional: Apoio à produção local e competitividade tributária.
  23. Combate às fake news: Valorização da ciência e fortalecimento das instituições de ensino e comunicação comunitária.

Fenafar e seus sindicatos filiados reafirmam seu compromisso com a democracia, a saúde pública e a valorização dos profissionais farmacêuticos, defendendo uma política de saúde que priorize a vida e os direitos dos cidadãos. #EmNossasMãosEstáODestinoDaDemocracia

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS E SINDICATOS FILIADOS