21
jul

Santa Catarina participa do 10º Congresso da Fenafar em Salvador/BA, com sete delegados

Santa Cataria estará representada no 10 º Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) que acontece de 3 a 6 de agosto de 2022 em Salvador na Bahia com sete delegados eleitos em assembleia. A programação prevê o debate de grandes temas com o objetivo de discutir em âmbito nacional questões relacionadas à crise do capital e os impactos no mundo do trabalho, o movimento sindical no Brasil, o mercado farmacêutico brasileiro, a organização dos farmacêuticos e suas relações de trabalho, a Política Nacional de Saúde e Assistência Farmacêutica, e a formação e educação farmacêutica.

Nos quatro dias do evento que tem como tema “O Trabalho Farmacêutico e a Ciência em Favor da Vida no Século XXI, estarão em evidencia questões importantes não apenas aos farmacêuticos e farmacêuticas, mas também a toda a população brasileira:

1- O desabastecimento de vacinas e medicamentos básicos;
2- A venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados e similares,
3- A quebra de patentes de medicamentos e vacinas para enfrentar as emergências em saúde;
4- O programa de saúde da família com a presença de farmacêutico na equipe;
5- A crise na saúde gerada com a pandemia de covid-19.

As atividades vão reunir num mesmo espaço, profissionais farmacêuticos, estudantes, palestrantes, especialistas, professores, pesquisadores e diretores da Federação buscando dar capilaridade abrangência e efetividade aos assuntos debatidos.

O Congresso da Fenafar é espaço máximo de exercício da democracia sindical, momento em que farmacêuticos e farmacêuticas de todo o Brasil discutem a situação política, os desafios da profissão farmacêutica, os rumos da saúde pública no país e aprovam a agenda de lutas e as resoluções que guiarão ação da Federação nos próximos 3 anos.

Membros do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) participarão das mesas de debate que contarão também com representantes de universidades, sindicatos e associações da categoria. A programação completa com todos os temas e palestrantes está no final do texto.

Uma das presenças confirmadas é a da deputada federal, Alice Portugal (PCdoB-BA) que vai ministrar a palestra magna no dia 4 de agosto às 20h. A parlamentar, que é farmacêutica, preside a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica na Câmara dos Deputados e é uma das construtoras, junto com as entidades farmacêuticas brasileiras das grandes batalhas que a categoria tem travado ao longo dos anos, entre as quais, a luta contra a instalação de consultórios médicos dentro de farmácias e a venda de medicamentos em supermercados.

Haverá também, espaço para diversas atividades paralelas. Está prevista uma reunião do Fórum Pela Valorização da Profissão Farmacêutica, uma oficina do Projeto Integra e a simulação de uma mesa de negociação com a participação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O conteúdo a ser discutido pelos participantes está disponível para consulta no  caderno de debates , documento lançado no dia 6 de junho e cujo foco central é o trabalho farmacêutico e a ciência em favor da vida no Brasil do século XXI, procurando fazer a ligação com a realidade dos profissionais farmacêuticos em cada local de trabalho.

A plenária final, quando são aprovadas as resoluções do congresso e eleitos os novos diretores da Fenafar para o triênio 2022/2025 será realizada no sábado, último dia do encontro, quando também acontece uma confraternização de encerramento. Mais detalhes podem ser obtidos no hotsite do 10º Congresso da Fenafar

Programação 10º Congresso da Fenafar

03/08 – Quarta-feira.
10h às 19h – credenciamento e atividades culturais

04/08 – Quinta-feira.
8h – Leitura e aprovação do Regimento Interno

9h30 às 10h – Mesa 1: A Ciência e o Trabalho Farmacêutico em Favor da Vida no Brasil do Século XXI (mesa que fará a avaliação da saúde no Brasil)
Palestrantes: Célia Chaves – Diretora da Fenafar.
Jorge Costa – Assessor Técnico da Vice-presidência da Fiocruz.
Mediadora: Silvana Nair Leite – Coordenadora Geral da ENFar

10h30 às 12h30 – Mesa 2: O Trabalho Farmacêutico em Favor da Vida

Palestrantes: Ronald Ferreira dos Santos – Presidente da Fenafar, ex-presidente do CNS
Holdack Velôso – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco,
Maely Peçanha Fávero Retto – Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde – SBRAFH.
Apresentação das experiências vividas na pandemia
Mediador: Fábio Basílio – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás

14h às 18h – Fórum Pela Valorização da Profissão Farmacêutica
19h – Abertura Oficial com autoridades
20h –  Palestra magna com a Deputada Federal e Farmacêutica Alice Portugal

05/08 – Sexta-feira
8h30 às 10h – Mesa 3 – A assistência farmacêutica em favor da vida
Palestrantes: Debora Melecchi – Diretora da Fenafar e Coordenadora da CICTAF/CNS;
Heber Dobis Bernarde – Assessor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde;
Dalmare Anderson de Sá – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Sergipe e Diretor da Fenafar.
Apresentação das experiências vividas na pandemia
Mediadora: Isabela Sobrinho – Diretora Regional Norte da Fenafar e Conselheira Federal de Farmácia pelo Acre.

10h30 às 12h – Mesa 4 – A Educação Farmacêutica em Favor da Vida

Palestrantes: Silvana Nair Leite – Coordenadora da ENFar e Diretora de Educação da Fenafar;
Ester Dalla Costa – Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL
Mediador: Magno Teixeira – Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado da Bahia

13h30 às 17h – Grupos de Trabalho – Temas das 4 mesas centrais
17h às 19h30 – Roda de conversa sobre experiências exitosas nas negociações coletivas de trabalho;
Expositores: Sindicatos de Pernambuco, Ceará, Sergipe, Santa Catarina e Amapá
Mediador: Rilke Novato Públio – Coordenador do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais e Diretor da Fenafar

06/08 – Sábado
9h às 18h – Plenária Final e aprovação das resoluções
9h às 12h – Eleições para Diretoria da Fenafar triênio 2022/2025
13h30 às 14h30 – lançamento de Livros
14h às 18h – Continuidade da Plenária Final e Posse da Nova Diretoria.

Josemar Sehnem – Redação Fenafar

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Campanha Salarial

Campanha Salarial 2025/2026: Assembleia aprovou a Pauta de Reivindicações.

Farmacêuticos e Farmacêuticas catarinenses definiram, em assembleia no dia 16 de dezembro, os pontos da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2025/2026. A proposta, que contempla reajustes salariais, melhorias nos benefícios, jornada justa, entre outros pontos, será apresentada pelo Sindfar-SC aos sindicatos patronais durante o processo de negociação. A pauta reflete as reivindicações da categoria, […]

Notícias

Novos pisos para laboratórios e rede hospitalar

Os pisos salariais dos farmacêuticos de Santa Catarina que atuam em laboratórios de análises clínicas e na rede hospitalar foram reajustados a partir de 1º de março de 2024, conforme as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) já registradas no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho. Confira as CCTs  Laboratórios de Análises Clínicas  O piso salarial dos […]

Notícias

Jornada de trabalho: conheça as particularidades

As regras estão previstas na Constituição da República e na Consolidação da Leis do Trabalho CLT No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional […]

Campanha Salarial

Sindfar-SC lança campanha salarial 2025/2026: “Cuidar de quem cuida”

O Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (Sindfar-SC) deu início à mobilização para a Campanha Salarial Unificada 2025/2026, com o tema central “Cuidar de quem cuida: Cuidar da saúde e da vida da trabalhadora e do trabalhador farmacêutico”. Reafirmando o compromisso com a valorização do trabalho farmacêutico, a diretoria do sindicato convida toda a categoria […]

Trabalho Farmacêutico

Pelo fim da Escala 6×1 e a valorização dos trabalhadores

A proposta pelo fim da escala 6×1 está mobilizando milhares de pessoas contra uma prática de jornada de trabalho exaustiva, que limita o tempo livre dos trabalhadores e gera impactos negativos na saúde física, mental e nas relações familiares das pessoas. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada federal Érika Hilton […]