jun

Fenafar lança enquete sobre violência e desigualdade de gênero na profissão farmacêutica

Nesta quarta (26), durante a live “O protagonismo das mulheres à frente da Fenafar,” transmitida pelo YouTube, foi lançada uma enquete, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para identificar o perfil e as situações de violência enfrentadas pelas farmacêuticas, abordando questões como disparidade salarial, assédio moral e sexual.

José Ribeiro Guimarães, Oficial de Projetos da OIT, apresentou os detalhes da enquete, destacando que o que a Fenafar busca é ampliar a base de conhecimento para obter informações mais precisas sobre a categoria. “Essa é a primeira enquete feita especificamente para uma categoria, e será muito importante também para a OIT,” afirmou Guimarães.

Responda a Enquete

A pesquisa está dividida em vários blocos, incluindo:

Participação das Mulheres no Mercado de Trabalho: Coleta de informações básicas de perfil, como sexo, idade, raça, tempo de trabalho, tipo de vínculo empregatício e área de atuação.

Disparidade Salarial: Avaliação da diferença de remuneração entre homens e mulheres na mesma função, alinhada à discussão sobre a Lei da Igualdade Salarial.

Assédio e Discriminação: Questões específicas para identificar a incidência de assédio moral e sexual, além de outras formas de discriminação e violência no ambiente de trabalho.

Guimarães enfatizou que a enquete respeita a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que nenhuma informação será divulgada de forma individualizada. “Os participantes terão a liberdade de responder apenas para efeitos estatísticos,” explicou.

O principal objetivo da enquete é mapear detalhadamente o perfil das farmacêuticas e as violências enfrentadas por elas, a fim de desenvolver ações de prevenção e mitigação. “Essa experiência é um trabalho de vanguarda da Fenafar, servindo de referência para outras categorias e para o movimento sindical em geral,” afirmou Guimarães.

A OIT colaborará no processamento dos dados e na elaboração de um relatório que será divulgado pela Fenafar. Esse relatório servirá como um instrumento para nortear ações e promover o diálogo social com empregadores e governos, visando mitigar as situações de violência e discriminação no ambiente de trabalho.

Guimarães reforçou a importância da participação de toda a categoria na enquete, fornecendo informações valiosas para a pesquisa. “A contribuição dos farmacêuticos é fundamental não apenas para a categoria, mas também para o sindicalismo e a sociedade em geral,” disse.

A enquete lançada pela Fenafar e pela OIT representa mais um passo importante na luta pela igualdade e dignidade no trabalho, reafirmando o papel crucial da Fenafar na defesa dos direitos dos farmacêuticos e na construção de uma sociedade mais justa e democrática.