out

Vamos celebrar os 54 anos do Sindfar

Neste dia 10 de outubro, celebramos com orgulho os 54 anos de história do Sindfar, uma trajetória marcada por lutas, desafios e conquistas em defesa dos farmacêuticos. Fundado em 10 de outubro de 1970, o Sindfar surgiu com a missão de defender os direitos dos trabalhadores farmacêuticos do estado.

Logo na primeira metade da década de 1980, o sindicato enfrentou um período difícil. Problemas de gestão e a falta de foco na atuação política quase levaram a entidade à ruína. Um congresso planejado para acontecer em Blumenau foi cancelado em meio as enchentes no vale do Itajaí, gerando dívidas e a perda de parte de seus documentos e patrimônio.

Em meio ao cenário de redemocratização em 1985, um grupo de jovens estudantes e farmacêuticos tomou a iniciativa de resgatar o Sindfar, revitalizaram o sindicato, que passou a realizar ações efetivas em defesa da categoria.

A partir de 1992, começaram a ocorrer eventos que evoluíram para se tornar o FARMAPOLIS, consolidando a união e a troca de conhecimentos entre os profissionais. Em 1994, o Sindfar teve uma participação importante no 1º Congresso da Fenafar, que estabeleceu bases para a atuação dos sindicatos em todo o Brasil.

Dez anos após essa renovação, a diretoria do Sindfar conseguiu adquirir a sede atual, graças aos esforços e à contribuição de seus filiados. Esse espaço não é apenas um local físico, mas a verdadeira casa da categoria farmacêutica, onde se trocam experiências, se discutem as condições de trabalho, se organizam lutas e se constrói o futuro da profissão.

Mais recentemente, em 2019, o Sindfar enfrentou novamente um momento difícil com a Reforma Trabalhista, que obrigou a restrição temporária das atividades. Mas, como parte das comemorações deste aniversário, celebramos a reabertura desse espaço tão importante para todos os farmacêuticos de Santa Catarina.

Parabéns ao Sindfar pelos seus 54 anos de história, superação e dedicação à luta pelos direitos e à valorização da profissão farmacêutica! Que essa história continue a inspirar novas gerações e a fortalecer ainda mais a nossa categoria.