12
jan

Farmacêutico tem direito de receber adicional de insalubridade?

Por Pollyana de Oliveira Gusmão*

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em seu Art. 189, define que: “Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos”.
As atividades consideradas insalubres estão especificadas na Norma Regulamentadora NR 15, do MTE, determinando todas as atividades e operações insalubres e os diferentes graus de risco.

foto-materiaA Lei 13.021/14 incorpora ao ordenamento jurídico a farmácia como um estabelecimento de saúde, no qual os farmacêuticos têm o papel insubstituível de prestar a assistência mediante a orientação correta sobre o uso dos medicamentos, primando pelo seu armazenamento, pela sua aplicação e pela sua dispensação.

Além daquelas mencionadas no parágrafo anterior, dentre as atividades desenvolvidas pelo farmacêutico há a aplicação de injetáveis, com exposição a materiais potencialmente contaminados por agentes biológicos, ou seja, atividade que envolve contato direto com sangue, conforme previsto no anexo 14 da NR15 da Portaria nº 3.214/78 do MTE.

Os farmacêuticos estão habitualmente sujeitos ao contágio por agentes biológicos, por diversos meios que não apenas pelo contato com as mãos, mas, também, pelo contato com a pele, com o nariz, com o ouvido, com a garganta, com as mucosas. Estão, inclusive, sujeitos à contaminação por doenças infectocontagiosas, nos termos do anexo 14 da NR-15 da Portaria 3.214/78 do MTE.
Além disso, os profissionais que atuam nas unidades de saúde estão expostos a risco de acidentes de trabalho com exposição a material biológico, visto que manuseiam vários materiais perfuro-cortantes, ou seja, estão predispostos a adquirir doenças, ou a contaminar-se por transmissão por gotículas ou pelo ar.

As exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados representam um sério risco aos profissionais da área da saúde. Os ferimentos com agulhas e materiais perfuro-cortantes, em geral, são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de vinte tipos de patógenos diferentes, sendo os vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), da Hepatite B e da Hepatite C os agentes infecciosos mais comumente envolvidos.

Assim, o pagamento do adicional de insalubridade ao trabalhador tem como fundamento o princípio da dignidade da pessoa humana, e visa a indenizar a integridade do trabalhador, em especial a sua saúde, quando impossível evitar os riscos inerentes à profissão.
Deste modo, o SINDFAR, por meio da sua assessoria jurídica, buscando garantir os direitos de seus farmacêuticos, ajuizou e tem ajuizado ações pleiteando o pagamento do adicional de insalubridade para os farmacêuticos que realizam aplicações de injetáveis nas farmácias.

Pela evidente exposição ao agente biológico sangue na aplicação de injetáveis, todas as ações foram julgadas procedentes, garantindo ao trabalhador farmacêutico o direito que lhe é devido.

Farmacêutico, conte conosco! Faça contato pelo e-mail: assessoriajuridica@sindfar.org.br ou pelo telefone 3025-5004.

*Pollyana de Oliveira Gusmão é advogada (OAB 42099) integra a equipe jurídica do SindFar/SC

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Defesa do SUS Direitos dos/as trabalhadores/as Notícias

Diretoria do Sindfar-SC discute ações para os próximos anos de gestão 

A diretoria do Sindfar-SC esteve reunida nesta sexta-feira, (18) para discutir e planejar os próximos anos de gestão. Além da retomada do atendimento presencial com a reabertura da sede, foram discutidos a retomada do protagonismo do sindicato nas pautas que ao longo da história, os farmacêuticos catarinenses deram grandes contribuições.   Em especial, foram debatidas […]

Notícias

Vamos celebrar os 54 anos do Sindfar

Neste dia 10 de outubro, celebramos com orgulho os 54 anos de história do Sindfar, uma trajetória marcada por lutas, desafios e conquistas em defesa dos farmacêuticos. Fundado em 10 de outubro de 1970, o Sindfar surgiu com a missão de defender os direitos dos trabalhadores farmacêuticos do estado. Logo na primeira metade da década […]

Notícias

Sindfar-SC Anuncia Nova Assessoria Jurídica com o Escritório Kulkamp Advogados Associados

O Sindfar-SC acaba de firmar uma nova parceria com o escritório Kulkamp Advogados Associados para oferecer assessoria jurídica aos seus associados. Este serviço, que será realizado inicialmente de forma online, busca atender as diversas demandas trabalhistas dos farmacêuticos, incluindo a homologação de contrato de trabalho e a assessoria nas negociações salariais com os sindicatos patronais, […]

Notícias

Sessão Solene em comemoração aos 50 Anos da Fenafar

No próximo dia 23 de outubro, uma sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, com início às 9h, vai marcar a celebração dos 50 anos da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). A solenidade Proposta pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) será um marco na trajetória da Fenafar, reunindo autoridades e entidades […]