Suspensão de medicamentos e mais de trinta medidas da Anvisa de interesse farmacêutico em maio
Confira as principais resoluções da Anvisa relacionadas a medicamentos, saneantes e outros produtos emitidas no mês de maio:
– Consulta Pública de Instrução Normativa (IN) para básicas de tecnologia para a comunicação entre a cadeia de movimentação de medicamentos
– Proibição da distribuição, divulgação, comercialização e uso do Rogaine (Minoxidil) para calvície.
– Suspensão e recolhimento do saneante Diabo Verde.
– Recolhimento voluntário da pomada oftálmica Epitezan.
– Suspensão de todas as propagandas veiculadas pela Vida Comércio de Medicamentos Ltda.
– Suspensão, proibição ou interdição cautelar dos medicamentos Acnezil (Cimed), utilizado para controle da acne, Amitriptilina e Carbamazepina (Laboratório Teuto), Dormec (ácido acetilsalicílico) fabricado pela Indústria de Medicamentos Custódia IMEC; Tylemax (Paracetamol), da empresa Natulab Laboratório S/A,
– Suspensão da importação de dois lotes de vacinas conjugadas contra hepatite B e Haemophilus Influenzae tipo B (Hib), fabricadas pela empresa indiana Serum Institut of India Ltda.
– Aprovação de uma nova indicação o medicamento Truvada, que passa a ser indicado também em casos de pré-exposição (PrEP) ao vírus HIV-1.
– Suspensão de condicionador infantil da marca Cocoricó
– Proibição do produto Clear Plus Solução Antimicótica para unhas (micose), fabricada pela empresa Jose de Brito Daniel.
– Suspensão dos medicamentos Colírio Neo Brasil, Gastrol TC e Bisuisan, fabricados pelas empresas Brainfarma Indústria Química e Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamento.
– Suspensão do Medicamento Hadol (haloperidol), utilizado para esquizofrenia, fabricado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica
– Proibição da fabricação, distribuição, comercialização e uso do produto Cáscara Sagrada EC, da empresa As Ervas Curam
– Suspensão e interdição dos medicamentos Norfloxacino (da empresa Cimed)) indicado para infecções do trato urinário, febre tifoide, gastroenterites, e Trisenox (da empresa Zodiac Produtos Farmacêuticos S/A), indicado para o tratamento de leucemia promielocítica aguda (câncer do sangue e medula óssea).
– Autoriza o registro da Basaglar, a primeira insulina biossimilar do Brasil, mais uma opção de tratamento para as pessoas com diabetes do tipo 1 e 2.
– Autoriza o registro de novo medicamento para utilização em exames de ressonância magnética com contraste, o gadobenato de dimeglumina.
– Apreensão de lotes falsificados do hormônio de crescimento Hormotrop, da empresa Laboratório Químico Farmacêutico Bergano Ltda.
– Cancela a comercialização do Suplemento de Vitamina C à Base de Café Verde, da empresa Promel Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda, das marcas Detox, End Hair, Skin Caps, Turbo Slim, Super Slim X e Hair Nutri, da mesma empresa Promel, e o Suplemento de Colágeno, Proteína do Leite e Vitamina B6 em Cápsulas, fabricado pela Poly Flora Produtos Naturais Ltda.
– Registra o primeiro autoteste para triagem do HIV – Action, da empresa Orangelife Comércio e Indústria – para venda em farmácias e drogarias no Brasil.
– Atualiza mecanismos e procedimentos para o rastreamento de medicamentos.
– Incluiu 19 novas substâncias entre produtos biológicos, princípios ativos, excipientes e plantas de interesse da indústria farmacêutica. Uma delas é a Cannabis.
– Aprovação do medicamento Entresto® (sacubitril/valsartana), para insuficiência cardíaca.
– Proibição dos temperos páprica doce da marca Mestre Cuca e páprica, da marca Kitano.
– Suspensão da divulgação do produto Chá Amargo Natural Ervas, da Loja Folha Verde e Natural Ervas com Mercesuite.
– Proibiu da fabricação, distribuição e comercialização dos produtos Chá de anis estrelado (Illicium verum Hook), Chá de noz pecan (Carya illinoensis), Chá de endro (Anethum graveolens L.), Chá de gengibre (Zingiber officinale),da marca SAÚDE & SABOR, Suplemento de cálcio a base de calcita, e Lglutamina em pó.
– Interditou lote do produto Alimento para Suplementação de Nutrição Enteral Sabor Chocolate, da marca Frebini Energy Fibre Drink.
– Proibição dos cosméticos fabricado por StarClear Cosméticos e pela empresa José de Brito Daniel; e do produto alisante do “Botox 3D Lisieux France Sungold”, fabricado pela empresa B.E.G Indústria e Comércio de Cosméticos.
– Suspensão do lote de genérico Glicose 10%, fabricado pela empresa Fresenius Kabi Brasil Ltda.
– Suspensão de propaganda de produtos alimentícios fabrigados pela empresa Biolab Sanus Farmacêutica Ltda e Ana Claudia Queiroz Pereira.
– Suspensão de lotes dos medicamentos Floxicam (piroxicam), da empresa Brainfarma; e Beta Long (fosfato de betametasona 3mg/ml e acetato de betametasona 3mg/ml), fabricado pela União Química Farmacêutica. Interdição de lotes do medicamento Captopril 25mg, fabricado pelo Laboratório do Estado de Pernambuco (Lafepe).
– Suspensão da fabricação e comércio de 30 medicamentos da empresa Vic Pharma Indústria e Comércio Ltda.