20
jun

Dois livros do Projeto Integra serão lançadas em julho

Dois livros relacionados ao projeto integra serão lançados no dia 5 de julho de 2022, às 17h durante um café da tarde a ser realizado no Auditório Freitas Nobre no anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

A atividade é organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica da Câmara, pelo Conselho Nacional de Saúde, a Escola Nacional dos Farmacêuticos e a Federação Nacional dos Farmacêuticos.

As obras que serão apresentadas são:

Solidariedade ou Apartheid? Lições aprendidas na pandemia – Jorge Bermudez – O livro apresenta textos publicados durante a pandemia de COVID-19, nos anos 2020 a 2022, em diversos veículos de comunicação, com análise crítica e reflexão sobre esta temática, na defesa intransigente do acesso a medicamentos e insumos para saúde como direito de todos.

Integração das Políticas de Saúde de Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde – Material Didático para Formação de Lideranças em Saúde. O livro apresenta o conteúdo pedagógico utilizado na formação de lideranças em saúde para o fortalecimento das políticas de saúde abordadas no Projeto Integra.

O Integra é um projeto que tem por objetivo promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, sociais e é organizado pela Fundação Oswaldo Cruz, pela Escola Nacional dos Farmacêuticos e pelo Conselho Nacional de Saúde, com apoio da Organização Panamericana de Saúde.

A Iniciativa do Integra surgiu em 2021, em pleno contexto da pandemia de Covid-19 e atualmente está na sua segunda fase, quando estão acontecendo encontros regionais presenciais em sete capitais brasileiras. Antes, na primeira fase, mais de 700 pessoas de todos o país foram capacitadas de forma online, num curso com duração de oito semanas.

Os encontros do Projeto Integra reúnem conselheiros de saúde, integrantes dos movimentos sociais e das entidades da sociedade civil organizada, profissionais e gestores da saúde, professores, pesquisadores e estudantes, para discutir temas relevantes para a saúde pública do país.

As próximas etapas presenciais do projeto ocorrerão nas cidades de São Luís (MA), de 7 e 8 de julho; Florianópolis (SC), nos dias 14 e 15 de julho e Goiânia (GO), de 21 a 22 de julho de 2022. Até agora, as atividades do projeto foram realizadas em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Rio Branco (AC). As inscrições para essas etapas estão abertas no site: escoladosfarmaceuticos.org.br/integra

Redação da Fenafar

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Destaque

Conselho de Representantes da Fenafar define ações para o segundo semestre

Nos dias 4 e 5 de julho de 2024, o Conselho de Representantes (CR) da Fenafar se reúne no Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro para discutir importantes temas relacionados à categoria farmacêutica e à saúde pública no Brasil. O primeiro dia de debates foi marcado por discussões profundas e decisões estratégicas, buscando fortalecer […]

Notícias

30 anos do 1º Congresso da Fenafar

Em julho de 1994, há exatos 30 anos, a cidade de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, sediou o 1° Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Com o tema “A saúde do Brasil tem remédio?”, o congresso foi um marco histórico na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e na valorização do […]

Classe trabalhadora Destaque Direitos

Fenafar lança enquete sobre violência e desigualdade de gênero na profissão farmacêutica

Nesta quarta (26), durante a live “O protagonismo das mulheres à frente da Fenafar,” transmitida pelo YouTube, foi lançada uma enquete, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para identificar o perfil e as situações de violência enfrentadas pelas farmacêuticas, abordando questões como disparidade salarial, assédio moral e sexual. José Ribeiro Guimarães, Oficial […]