25
ago

Arquivado o PL 2.271/22 que permitiria a atuação de técnico em farmácia como RT

Mais uma vez a união da categoria farmacêutica contribuiu para impedir um retrocesso nos direitos da profissão. O PL 2.271/22 que propunha alterações na lei 13.021/14 e que se aprovado permitiria a atuação de técnico em farmácia como RT foi arquivado a pedido do próprio autor da matéria, o Deputado Federal Giovani Cherini (PL-RS).

O presidente da Fenafar, Fábio Basílio, comemorou o fim da tramitação da proposta na Câmara dos Deputados e agradeceu a pronta resposta da categoria que se mobilizou para impedir mais este ataque à profissão, um verdadeiro retrocesso.

A proposta pretendia mudar a Lei nº 13.021/2014 e equiparar os técnicos em farmácia ao profissional farmacêutico, para efeitos de inscrição nos conselhos regionais de farmácia e possibilitar que eles assumissem a responsabilidade técnica das farmácias.

A Fenafar ao tomar conhecimento, imediatamente, se posicionou contra o PL nº 2.271/22, por entender que ele representa um ataque à profissão e um retrocesso ao banalizar a assistência farmacêutica, favorecer a empurroterapia e facilitar o uso irracional de medicamentos. 

O presidente da Fenafar, Fábio Basílio, gravou um vídeo onde criticou a proposta que chamou de um completo absurdo. Ele conclamou os farmacêuticos a lutar em defesa da profissão. A mobilização de todos resultou em mais essa vitória.

Fonte: Fenafar

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Destaque

Conselho de Representantes da Fenafar define ações para o segundo semestre

Nos dias 4 e 5 de julho de 2024, o Conselho de Representantes (CR) da Fenafar se reúne no Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro para discutir importantes temas relacionados à categoria farmacêutica e à saúde pública no Brasil. O primeiro dia de debates foi marcado por discussões profundas e decisões estratégicas, buscando fortalecer […]

Notícias

30 anos do 1º Congresso da Fenafar

Em julho de 1994, há exatos 30 anos, a cidade de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, sediou o 1° Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Com o tema “A saúde do Brasil tem remédio?”, o congresso foi um marco histórico na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e na valorização do […]

Classe trabalhadora Destaque Direitos

Fenafar lança enquete sobre violência e desigualdade de gênero na profissão farmacêutica

Nesta quarta (26), durante a live “O protagonismo das mulheres à frente da Fenafar,” transmitida pelo YouTube, foi lançada uma enquete, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para identificar o perfil e as situações de violência enfrentadas pelas farmacêuticas, abordando questões como disparidade salarial, assédio moral e sexual. José Ribeiro Guimarães, Oficial […]