dez

Centrais sindicais abraçam o SUS

As centrais que representam sindicatos por todo o país e que participaram da 14ª Conferência Nacional de Saúde lançaram o manifesto coletivo “SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. “O SUS de caráter universal, integral, equânime e com a participação e controle da sociedade, mais do que um sonho é uma bandeira permanente de luta de todos aqueles que desejam uma sociedade mais justa e democrática”, declaram no documento, CUT, CBTB, CTB, Força Sindical, NCST e UGT.

As centrais ressaltam também que a defesa da Saúde do Trabalhador é uma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e de intervenção as relações entre o trabalho e a saúde. Elas se comprometem em construir um plano de trabalho apontando diretrizes para garantir que o poder público se responsabilize em garantir a saúde do trabalhador como direito soberano e “acima de quaisquer interesses”.

As representantes dos sindicatos também defenderam durante a conferência as bandeiras dos trabalhadores da saúde, como a jornada de 30 horas, o fim das terceirizações no setor e a regulamentação da Emenda 29, que prevê mais recursos para o SUS.

Leia aqui a íntegra do manifesto.