04
out

Contra a PEC10 do comércio de sangue

A PEC 10/2022 que pretende permitir a comercialização de plasma sanguíneo humano é uma prova inequívoca de que a nossa luta é permanente. É preciso estar atento e forte, nos alerta o poeta!

A intenção dos seus proponentes no Senado é atacar a Reforma Sanitária brasileira. Afinal, qual a explicação plausível do ponto de vista político, ético, financeiro e sanitário de se comprar esses produtos do mercado? E de se vender plasma para a indústria privada lucrar com ele?

A quem interessa essa iniciativa?

Depois da luta histórica que acabou com o horror na hemoterapia no Brasil, vamos retroceder? Ou vamos nos esquecer das milhares de mortes por hepatites e AIDS, que ocorreram no Brasil, na década de 80, por sangue contaminado?

O Brasil, já possui uma Fábrica Pública – a Hemobrás — para cuidar do sangue e produzir todos os hemoderivados de que necessitamos.

É fundamental nunca esquecer que o sistema público de saúde deve ser protegido e fortalecido, e a comercialização de plasma humano representa um desvio perigoso desse objetivo.

Contra a atividade privada na coleta e processamento de plasma humano

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Destaque

Conselho de Representantes da Fenafar define ações para o segundo semestre

Nos dias 4 e 5 de julho de 2024, o Conselho de Representantes (CR) da Fenafar se reúne no Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro para discutir importantes temas relacionados à categoria farmacêutica e à saúde pública no Brasil. O primeiro dia de debates foi marcado por discussões profundas e decisões estratégicas, buscando fortalecer […]

Notícias

30 anos do 1º Congresso da Fenafar

Em julho de 1994, há exatos 30 anos, a cidade de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, sediou o 1° Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Com o tema “A saúde do Brasil tem remédio?”, o congresso foi um marco histórico na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e na valorização do […]

Classe trabalhadora Destaque Direitos

Fenafar lança enquete sobre violência e desigualdade de gênero na profissão farmacêutica

Nesta quarta (26), durante a live “O protagonismo das mulheres à frente da Fenafar,” transmitida pelo YouTube, foi lançada uma enquete, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para identificar o perfil e as situações de violência enfrentadas pelas farmacêuticas, abordando questões como disparidade salarial, assédio moral e sexual. José Ribeiro Guimarães, Oficial […]