Fenafar na Caravana da Saúde a Cuba
Entre 16 a 28 de novembro, farmacêuticos brasileiros mergulharam na realidade de Cuba, país latino-americano cujo sistema de saúde é exemplo mundial. A 2ª Caravana da Saúde a Cuba promoveu intercâmbio Sindical, Cultural e de Saúde entre os dois países, oportunizando importantes reflexões sobre o modelo brasileiro.
A revolução de 1959, que fez de Cuba símbolo da resistência ao imperialismo e alvo de embargo estadunidense, contabiliza êxitos na área social. A ilha apresenta indicadores superiores à maioria dos países do continente especialmente no que diz respeito à saúde e à educação. A população cubana tem elevada expectativa de vida e as mais baixas taxas de mortalidade infantil do continente.
Em Cuba, o Sindicato Nacional da Saúde reúne todos os trabalhadores na área da saúde, incluindo os farmacêuticos. A Fenafar conheceu o modelo durante visita à Central dos Trabalhadores de Cuba.
Acompanhe relatos da Fenafar sobre a visita a Cuba
Conhecimento, emocão e cidadania em Cuba
Caravana Cuba 2012 visita os Comitês de Defesa da Revolução
Fenafar é recebida pela Central dos Trabalhadores de Cuba
Os 5 heróis cubanos – por Débora Melechi
Assista também o documentário Sicko – S.O.S. Saúde. No trecho disponível neste link, o diretor Michael Moore leva três voluntários com sequelas por trabalhar nas ruínas do World Trade Center para receberem tratamento em Cuba. Veja o link para o documentário completo na seção “Cultura”